Certas camisas sociais e características de camisas sociais podem até ser expressamente reservadas para ocasiões e códigos de vestimenta muito específicos. Dois exemplos óbvios são a camisa de noite de gravata preta e a camisa de noite de gravata branca, que às vezes são, de forma bastante confusa, chamadas de camisas “de gala”.

Quais são os diferentes ajustes disponíveis para camisas sociais masculinas e qual é o melhor para mim?插图

Um manequim vestido com traje típico Black Tie

O que faz um …

Camisa de gravata preta

Também chamada de camisa “smoking” ou “smoking”
Construído em algodão branco em um padrão sólido ou micro
Colarinho macio com abertura clássica
Babador frontal plissado ou piquê
Punhos franceses macios
Gola asa, gravata borboleta de ponta única, camisa de gravata branca Marcella e colete com flor na lapela, lenço de bolso e cartola

O que faz um…

Camisa de gravata branca

Construído em algodão branco, geralmente tecido largo ou voile
Colar de asa rígida destacável
Punhos únicos rígidos
Frente rígida em piquê de algodão, algodão liso ou linho
Avaliando a formalidade da camisa social
Infográfico da escala de formalidade dos códigos de vestimenta
Escala de formalidade de códigos de vestimenta
As camisas sociais podem variar em formalidade, do muito casual ao extremamente formal. Em geral, o quão casual ou formal é uma camisa social depende do total cumulativo da relativa formalidade de suas partes.

Dito de outra forma, a inclusão de certas características que são muito formais ou muito casuais pode distorcer a formalidade geral de toda a camisa. Todas as principais características de uma camisa social serão discutidas no guia a seguir, com informações sobre a relativa formalidade dessas características. Com essas informações você poderá determinar, olhando a camisa como um todo, o quão casual ou formal ela é.

Personagem Roberty Crawley em Black Tie
“Sinto muito, Thomas perdeu todas as minhas camisas sociais.”

Robert Crawley em Downton Abbey
Para saber mais sobre esse conceito, não deixe de estudar nosso guia da Escala de Formalidade.

O que uma camisa social não é
Existe um grande número de camisas e apenas algumas delas se qualificam como camisas sociais. Qualquer camisa que não satisfaça a definição acima – uma camisa com gola e abertura completa fechada com botões ou suportes – não é uma camisa social.

Portanto, camisetas, camisas pólo, camisas Henley e similares não são camisas sociais.

Camiseta
Raphael vestindo uma camisa pólo azul e um par de camisas amarelas
Camisa polo
Camisa esporte listrada vermelha e branca clara
Camisa Esportiva
Por outro lado, algumas camisas de colarinho com aberturas abotoadas não funcionam estilisticamente como camisas sociais e, portanto, não estão incluídas. Isso inclui principalmente camisas que tradicionalmente não seriam usadas com jaqueta e muitas vezes eram usadas sem gravata.

Isso inclui camisas esportivas, que são essencialmente camisas sociais muito casuais, e camisas de trabalho, que são projetadas para serem funcionais e não elegantes. Essas camisas costumam ser diferenciadas por seus materiais, que tendem a ser tecidos resistentes, como jeans ou flanela.

Determinando o tamanho da sua camisa social
Como uma camisa social deve caber – detalhes de estilo adequados para camisas masculinas
A maioria das camisas sociais prontas para uso são dimensionadas de acordo com a circunferência do pescoço e o comprimento do braço. Estas duas medidas serão frequentemente expressas em conjunto, como 16 e 32, sendo a primeira a circunferência do pescoço e a segunda o comprimento do braço.

Um par de mãos medindo o tamanho do pescoço de um manequim com uma fita métrica de tecido
Uma fita métrica básica será a única ferramenta necessária para descobrir o tamanho do seu pescoço, mas é mais fácil de fazer se você encontrar alguém para ajudar a medi-lo.
Os fabricantes de camisas sociais utilizam essas medidas porque são as medidas mais importantes para garantir um ajuste decente para a maioria dos cavalheiros. Medidas adicionais, como circunferência do tórax ou comprimento da bainha, são calculadas como uma proporção das duas medidas fornecidas.

Desconfie de qualquer fabricante de camisas sociais que empregue padrões de medição mais genéricos, como tamanhos “Pequeno, Médio e Grande”. O comprimento do braço e o tamanho do pescoço variam muito de cavalheiro para cavalheiro, e é muito improvável que qualquer camisa social que não leve pelo menos essas medidas em consideração ofereça um bom caimento.

By coco

Leave a Reply