O camisão de malha é uma peça extremamente versátil no guarda-roupa feminino. Além de confortável para dormir, pode ser usado em diversos looks do dia a dia. Porém, para manter o aspecto de novo por mais tempo é preciso ter alguns cuidados ao lavar e guardar essa peça delicada.

Como Cuidar do seu Camisão de Malha para Mantê-lo com Aspecto Novo插图
Confira dicas para cuidar bem do seu camisão e preservar o tecido de malha macio por muito mais tempo:
Lave à mão ou em ciclo delicado
O ideal é sempre lavar o camisão à mão, usando sabão neutro e água morna. Assim o tecido sofre menos com o atrito da máquina de lavar. Mas se não puder lavar manualmente, opte sempre pelo ciclo mais delicado da máquina.
Nunca use água quente, alvejantes ou amaciantes
A água muito quente, assim como produtos alvejantes e amaciantes podem danificar as fibras do tecido. O ideal é lavar com água morna ou fria para preservar a maciez da peça.
Evite secadora
A secadora pode desfibrar ou encolher o tecido do camisão. O indicado é sempre secar no varal, à sombra e sem torcer a peça. O calor do sol também danifica a malha.
Passe a ferro em temperatura adequada
Caso precise passar o camisão, nunca use temperatura alta. O ideal é passar pelo avesso em temperatura média/baixa. Isso evita o ressecamento das fibras.
Guarde dobrado ou pendurado
Não deixe o camisão muito tempo dentro da gaveta ou armário, pois pode amassar. O ideal é guardar dobrado ou pendurado em cabides de madeira ou plástico para manter o formato.
Use saquinhos de tecido ao guardar
Os saquinhos de TNT ou algodão ajudam a proteger a peça do pó e evitam que ela “pille” ao esfregar em outros tecidos. Guarde individualmente.
Não sobrecarregue na hora de lavar
Lave o camisão isoladamente ou com outras peças delicadas, em pouca quantidade. Cargas pesadas podem danificar o tecido durante o ciclo de lavagem.
Remova manchas assim que acontecer
Não deixe manchas de maquiagem, desodorante ou outros produtos impregnarem no tecido. Remova imediatamente com sabão neutro, evitando esfregar.
Faça reparos imediatamente
Furos, rasgos ou descosturas devem ser reparados rapidamente. Pequenos danos tendem a piorar com o tempo se não forem resolvidos.
Invista em tecidos de qualidade
Malhas de algodão e viscose costumam durar mais e exigir menos cuidados. Já poliéster e poliamida são mais sensíveis e podem descosturar ou deformar com facilidade.
Com esses cuidados simples, é possível preservar a maciez e a estrutura do camisão por muitos e muitos usos. Lembre-se de ler sempre as instruções de lavagem contidas na etiqueta. E guarde a peça com carinho para mantê-la impecável. Um camisão bem cuidado dura anos e continua lindo.
Verão:
– Evite guardar em sacos plásticos, pois podem criar mofo. Use sacos de TNT.
– Não deixe exposto ao sol por muito tempo. A luz direta desbota as cores.
Inverno:
– Guarde em lugares livres de umidade para evitar o aparecimento de bolor.
– Use saquinhos com bolinhas de naftalina ou sílica gel para absorver a umidade.
Além disso, algumas precauções extras ajudam a prolongar a vida útil do camisão:
– Não use alfinetes e prendedores diretamente sobre o tecido, pois podem rasgá-lo.
– Evite sentar ou esfregar em superfícies ásperas e rígidas.
– Cuidado com unhas e bijuterias que podem puxar os fios durante o uso.
– Não deixe peças com zíper ou botões de metal em contato direto com o tecido, pois podem oxidar.
– Para viajar, dobre e coloque em sacos plásticos para proteger de sujeira e amassados.

By coco

Leave a Reply