Uma boa mochila impermeável é item obrigatório para qualquer amante de aventuras ao ar livre. Ela protege seus pertences da chuva e umidade durante trilhas, acampamentos, pescarias e esportes radicais.

Mochilas Impermeáveis: O Que Levar em Consideração na Hora da Compra?插图
Porém, na hora de escolher a sua, alguns critérios devem ser levados em conta. Confira as principais dicas para acertar na compra:
Material resistente à água
O material da mochila é essencial para garantir boa impermeabilização. Poliéster revestido com PU, nylon e tecidos sintéticos com tratamento hidrorrepelente são os mais indicados.
Materiais naturais como algodão não costumam ser totalmente à prova d’água. Opte sempre por tecidos sintéticos para máxima proteção.
Costuras bem feitas
Não adianta o material ser impermeável se a construção falhar. Observe bem as costuras da mochila. Elas devem ser duplas e bem seladas.
Costuras simples ou mal fechadas deixarão passar água pelo pequeno espaço entre as emendas do tecido. Isso pode molhar seu conteúdo.
Tamanho adequado
A capacidade da mochila vai depender do uso que você precisa. Mochilas muito grandes podem ser pesadas quando carregadas. Já as muito pequenas não carregam tudo que é necessário.
Para 1 dia de uso, 20-30L são suficientes. Acima disso, opte por 30-50L. Mochilas acima de 50L são ideais para expedições longas ou para transportar equipamentos pesados.
Compartimentos e divisórias
Organização interna é fundamental em uma boa mochila. Busque modelos com compartimento principal espaçoso e bolsos frontais, laterais ou internos extras.
Divisórias e compartimentos acolchoados para laptops, tablets e outros eletrônicos também são ótimos recursos para ter uma mochila funcional.
Alças e cintos acolchoados
As alças e o cinto da mochila precisam ser confortáveis e acolchoados, para não machucar com o peso da carga. Alças altas e firmes com regulagem são recomendadas.
O cinto lombar também precisa ser acolchoado e ajustável, para distribuir bem o peso nas costas e quadris. Isso faz grande diferença durante trajetos longos.
Resistência e durabilidade
Verifique a construção e os materiais usados. Eles devem passar confiança de resistência. Principalmente as costuras, fechos e o zíper precisam ser reforçados.
Uma mochila frágil e de baixa qualidade não vai durar muito tempo, principalmente em aventuras na natureza. Invista um pouco mais em marcas conhecidas pela durabilidade.
Design moderno
Hoje em dia há modelos de mochilas impermeáveis com design moderno, em cores vibrantes e formatos diferenciados. Escolha um modelo que combine com seu estilo pessoal.
As mochilas não precisam ter aquele visual “técnico” de acampamento. Opções urbanas impermeáveis são ótimas para uso diário na cidade.
Preço acessível
Mochilas impermeáveis com todos esses recursos podem ser encontradas por preços acessíveis, de R$100 a R$350 nos modelos médios. Marcas nacionais oferecem custo-benefício imbatível.
Mas fique atento também a promoções das marcas mais famosas. Na hora certa, dá para comprar uma mochila excelente pagando menos.
Com esses critérios em mente, ficará mais fácil escolher a mochila impermeável ideal para as suas necessidades.
Lembre-se também que lojas especializadas em artigos esportivos geralmente têm uma grande variedade de opções. Testar as mochilas pessoalmente ajuda a ter certeza que encontrar o tamanho e caimento perfeito para você.
Não se esqueça de conferir também a garantia e política de trocas, para o caso de algum defeito no produto. Mochilas de boas marcas costumam ter garantia de 6 meses a 1 ano contra defeitos de fabricação.
E na hora de usar, não coloque objetos pontiagudos junto a laptops e tablets para não danificar a tela. Roupas macias servem para proteger os eletrônicos.
Itens de higiene e alimentos devem ser acondicionados em sacos plásticos caso a mochila sofra algum vazamento. E lembre-se de sempre impermeabilizar o zíper com um spray próprio.
Usada corretamente e com cuidados, uma mochila impermeável dura anos e vira sua companheira inseparável de aventuras. Vale a pena investir em uma peça de qualidade que combina praticidade, conforto e proteção contra intempéries.
Com esses conselhos, você pode encontrar a mochila perfeita para as suas necessidades. É só definir o tamanho ideal, avaliar os recursos e materiais e usar sempre pensando na proteção dos seus equipamentos.
Aproveite as dicas e boas compras! Uma mochila nova pode ser o começo de grandes aventuras ao ar livre.

By coco

Leave a Reply